Afiliado: Como Escolher o Nicho Ideal

como escolher o nicho ideal

Então você decidiu entrar para o maravilhoso mundo do Marketing de Afiliados, mas não sabe qual nicho escolher para trabalhar.

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando, e fazer a escolha errada pode fazer com que você não consiga vender e acabe perdendo tempo, dinheiro e se frustrando.

Após mais de 11 anos de experiência no Marketing de Afiliados, decidi escrever este artigo para auxiliar os iniciantes a como escolher o nicho ideal….leia até o fim e você vai ver que existe sim um nicho perfeito PARA VOCÊ.

Antes de mais nada, não cometa o erro de muitos afiliados iniciantes que tentam “dar tiro pra todo lado” e acabam não acertando em lugar nenhum. Escolha somente um nicho! É raro, mesmo para afiliados experientes, se destacar em vários nichos.

Este foi um erro que eu mesmo cometi, mas porque não tinha esta informação e porque antes de trabalhar com marketing de afiliados, eu trabalhava com Adsense onde eu ganhava por visualizações e cliques (saiba mais), ou seja, eu tinha na cabeça que quanto mais visitantes melhor…e não é assim que funciona com este mercado.

Como escolher o nicho ideal – Guia Prático

INTRODUÇÃO

Duas coisas são de extrema importância para escolher o nicho ideal e para você conseguir realizar vendas: autoridade e saber falar a língua do cliente.

Para exemplificar: Imagine para o público masculino ter que falar sobre maquiagem e para o público feminino ter que falar sobre futebol. Simplesmente não dá certo!

Sem entender seu cliente, suas dores, desejos e necessidades fica muito difícil vender. Fica difícil até para encontrar as palavras ao se comunicar com os clientes e isso é muito importante.

As leitoras da Capricho são bem diferentes dos leitores da Veja, e a comunicação é bem diferente e deve ser direcionada para aquele público específico. É possível sim atuar e vender em um nicho “distante” de sua realidade…mas requer muito mais estudo sobre o público alvo e sobre técnicas de venda.

Você deve escolher um nicho com o qual se identifica naturalmente. Preferencialmente um nicho em que você faz parte.

Lembre-se que você terá que falar sobre o assunto, escrever sobre o assunto, pesquisar sobre o assunto…então, que seja algo que você goste e tenha interesse.

nicho ideal

CRITÉRIOS PARA ESCOLHER O NICHO IDEAL:

Sugiro que pegue papel e caneta e escreva os possíveis nichos em que você pode trabalhar em cada um dos critérios. Te garanto que terá uma visão muito melhor ao final deste exercício.

Quanto menor o número, melhor será uma escolha de nicho pra você.

Caso não seja formado (1) escolha um nicho referente a algo que trabalha ou trabalhou (2), se ainda não trabalhou com nada, escolha algum nicho que já tenho feito algum curso (3), caso nunca tenha feito um curso/treinamento, pense em algum problema que já teve e superou…e assim por diante…

1) Formação profissional: Caso você seja formado em alguma profissão, esse seria o nicho ideal para você. É o que automaticamente gera mais autoridade. Por incrível que pareça, já vi pessoas formadas em Engenharia querendo virar autoridade em Fitness, assim como já vi Contador querendo se aventurar no nicho de relacionamento.

Independente no que tenha se formado, o marketing de afiliados é amplo o bastante para achar algum produto que se encaixa. Caso não consiga pensar em como atuar usando sua formação profissional, deixe um comentário ou passe ao critério a seguir.

2) Trabalha ou já trabalhou: a prática de alguma profissão é muito valiosa no marketing de afiliados. Conheço pessoas ganhando muito dinheiro que eram técnicos de celulares, técnicos de ar-condicionado, cozinheiros e até agricultores de orquídeas.

A experiência do dia-a-dia também gera autoridade e facilita muito na comunicação com o público alvo.

3) Cursos/treinamentos: mesma que não tenha trabalhado em nenhum mercado, caso já tenha feito um curso sobre qualquer assunto, esse assunto também pode ser uma ótima escolha de nicho.

Vale a pena até fazer um curso (mesmo que seja online) para dominar algum assunto, gerar conteúdo e virar autoridade.

Existem uma infinidade de cursos online e nichos que podem ser explorados aqui. Desde hipnose, a como falar em público, cursos de primeiros socorros, inglês etc.

4) Problemas que teve e superou: caso você já tenha enfrentado e superado algum problema, as pessoas com esse mesmo problema automaticamente irão se identificar com você, e você naturalmente saberá escrever a respeito e relatar suas experiências.

Teve muita acne e conseguiu resolver? Conseguiu emagrecer? Tinha medo de dirigir? Medo de altura? Teve depressão? Conseguiu parar de fumar? Venceu sua timidez ou medo de falar ao público?

Todos estes são ótimos nichos e seu relato (verdadeiro, claro!) sobre como você se superou e venceu as adversidades irá lhe render admiradores e seguidores que estão passando por estas mesmas dificuldades.

5) Interesses, curiosidades ou coisas que quer aprender: vamos supor, por exemplo, que você goste de webdesign e queira aprender a criar sites em WordPress como esse. Não seria uma ótima ideia você relatar as experiências que está tendo e as coisas que está aprendendo em um blog?

Ao mesmo tempo que aprende, ensina a outras pessoas (o que facilitará seu aprendizado), ganha dinheiro e o blog ainda funcionará futuramente como um diário de bordo, para futuras referências pra você mesmo.

Esse é um dos meus critérios favoritos, e já fiz alguns blogs seguindo essa estratégia. Nem que seja para algo que queira apenas guardar e salvar para futuras referências como receitas, lugares que quer visitar ou ferramentas online para aumentar a produtividade, por exemplo.

6) Hobbies e atividades que você gosta: Esportes, instrumentos musicais, séries, filmes, TV, meditação, costura, maquiagem, cozinha, origami, leitura, cerâmica etc.

Qualquer atividade em que sente prazer em fazer e que tenha algum conteúdo a compartilhar se encaixa nesta categoria. O bom deste critério é o prazer que você terá em criar conteúdo, o que geralmente resulta em conteúdo de qualidade.

7) Experiências de vida: qualquer pessoa que tenha passado por uma experiência automaticamente se torna referência sobre aquele assunto.

Talvez você fez uma viagem marcante, fez intercâmbio, vendeu brigadeiro na escola, ganhou ou participou de um concurso, foi músico na adolescência, tem filhos, casou-se, repetiu de ano…

Diversas experiências também podem virar conteúdo que você pode monetizar de várias formas.

8) Medos que você tem ou se identifica: Duvido muito não ter encontrado algum nicho ideal para você até aqui…mas caso você não esteja seguro a respeito de um nicho baseado em nenhum dos critérios acima, pense: qual seu ponto fraco? Do que você tem medo?

Se também não tiver medo de nada (de que planeta você é? rsrs), pense em algum medo de alguém da sua família ou simplesmente algum medo que você entende ou se solidariza.

Eu por exemplo adoro dirigir e não tenho medo algum, mas tive uma conhecida que absolutamente entrava em pânico em ruas movimentadas e principalmente na estrada. Cheguei a testemunhar ela soltar as mãos do volante e levar as mãos no rosto e gritar ao dirigir ao lado de um caminhão na estrada.

Tenho um conhecido que de tanto medo de altura, não pega nem elevador.

São coisas que entendo, me solidarizo e se fosse escolher estes nichos, certamente faria uma entrevista com essas pessoas para entender melhor sobre o que sentem, para poder me colocar no lugar delas e me comunicar com quem também se sente assim.

Espero realmente que este artigo lhe ajude a como escolher o nicho ideal para se trabalhar como afiliado. Caso tenha alguma dúvida, por favor compartilhe-a nos comentários abaixo.

 

 

 

 

4 Comentários


  1. Muito rico o conteúdo! Sou fiscal de trânsito na minha cidade há 7 anos e atualmente estou no 9° período de Engenharia da Mobilidade / Transportes. Tb já ministrei aulas de violão para crianças mas gostaria de iniciar no MKT digital dentro da minha área. Poderia me dar sugestões? Abraços!

    Responder

    1. Olá Cryslaine! Desculpe a demora, ainda não consegui me organizar para dar a atenção devida a este site, pois tenho vários projetos acontecendo ao mesmo tempo.

      Violão é um nicho muito procurado, mas que ao mesmo tempo tem diversos produtos. Se fosse apostar nesse nicho, teria que pesquisar o mercado e oferecer um diferencial bacana.

      A engenharia de trânsito/transportes é um nicho mais complicado, mas ao mesmo tempo, pouco explorado. Quem melhor conhece do seu ofício é você, e ninguém melhor do que você para definir qual a melhor solução você pode oferecer (por exemplo: quais as dificuldades vc vive diariamente? Usa algo pra se organizar melhor? Alguma ferramenta ou dica que facilita seu trabalho? etc).
      Sem conhecer a parte prática do seu trabalho, consigo pensar em 2 coisas:
      1) Um produto voltado a quem quer se tornar fiscal de transito. (entra no nicho de concursos publicos, mas com sub nicho bem específico de concurso pra fiscal de transito). O que estudar? Matérias mais importantes? Organização de estudos. Dicas pra hora da prova etc.
      2) Um produto pra quem já se tornou fiscal de trânsito (recentemente ou não). Dicas de organização no trabalho, o que vc já aprendeu nestes 7 anos etc.

      A solução é você quem tem que avaliar, e pensar de que forma vc consegue ajudar mais pessoas com o conhecimento e bagagem que vc tem.

      Pense que um filho, ou irmão, ou amigo que você gosta muito quer se tornar fiscal de trânsito. Qual a melhor forma de realmente ajudá-lo a concretizar este objetivo? E quando ele se tornar, você consegue pensar em dicas que realmente o ajudarão a realizar o trabalho de forma melhor/mais rápida/mais prazerosa?

      Eu tentaria descobrir quantos fiscais de trânsitos novos existem no BR a cada ano. E quantos tentam se tornar…A partir dessa informação, eu saberia mais ou menos a quantidade de público que eu poderia atingir para tomar a decisão de qual rumo tomar. Mas novamente, independente do tamanho do público, tem é que pensar em qual a melhor solução que vc é capaz de criar que realmente fará diferença na vida das pessoas.

      Um abraço!

      Responder

  2. Olá!
    Sou formada em Administração. Trabalho como auxiliar administrativo. Que nicho dessa area você me indicaria?

    Agradeço desde já.

    Responder

    1. Olá Carla. Fica difícil indicar assim. Só vc pra saber o que de valor vc sabe e gosta de falar/escrever a respeito, e que pode ajudar outras pessoas. Pensa qual a coisa q vc pode oferecer que pode ajudar o maior número de pessoas. Boa sorte!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *