O que é o projeto Yukon?

projeto YUKON

O projeto Yukon é um projeto da empresa Americana Appen.com, que contrata através de um rigoroso processo de seleção, trabalhadores home-office com inglês fluente para ajudar o Google a melhorar o resultado das pesquisas.

É a parte humana do algoritmo do Google.

Estima-se que tenham cerca de 10.000 Yukon Raters (avaliadores Yukon) espalhados ao redor do mundo, e eu sou um deles.

A Appen paga atualmente 5 USD/hora para o projeto Yukon (e para a maioria dos outros projetos) para os avaliadores brasileiros. O valor foi diminuído na virada de 2018 para 2019, após a Appen comprar a empresa Leapforce. Eu sou da época anterior à diminuição dos valores, e ainda recebo 9,5 USD/hora. O limite máximo de trabalho para este projeto é de 10 horas por semana.

Ao ser aprovado no projeto Yukon, é necessário assinar um “Non Disclosure Agreement” ou “Contrato de não divulgação” onde não podemos fornecer detalhes sobre o trabalho realizado.

Um exemplo que gosto de dar quando me perguntam sobre esse trabalho, mas que é apenas uma das dezenas de tarefas, é a análise de imagens. O algoritmo do Google (ainda!) não lê imagens, e precisa de pessoas para verificar se a imagem em uma determinada página é relevante àquele conteúdo. Por exemplo: uma página sobre “como fritar ovo” teria uma imagem de um liquidificador como “nada relevante”, uma imagem de um ovo como “relevante”, e uma imagem de um ovo sendo frito como “muito relevante”.

Isso é só pra exemplificar, até por que existem muito mais do que 3 graus de classificação, tanto pra imagens quanto pra diversos outros tipos de conteúdo.

Sem entrar muito em detalhes, vou dar alguns exemplos de outras análises feitas:

Qualidade da Página: design bem feito, boa quantidade de conteúdo para o propósito da página. Pontos negativos para falta de links complementares e para excesso de propagandas.

Autoridade do autor do conteúdo: o famoso EAT, com o qual trabalhamos já faz tempo como uma das tarefas mais importantes, e que recentemente ficou bem conhecido no meio do SEO. Um artigo sobre receita escrita por um chef, um artigo de musculação escrito por um educador físico, de saúde escrito por um médico etc.

Qualidade da resposta da assistente de voz: as respostas das assistentes de voz são cada vez mais requisitadas e o Google está apostando pesado nisso. Avaliamos desde a qualidade da resposta até a qualidade do áudio.

Se o resultado satisfaz ou não determinada busca: essa é uma das principais tarefas e mais comuns a todos avaliadores do Yukon, quando avaliamos se um resultado de pesquisa satisfaz pouco, muito ou completamente uma busca feita por um usuário. (novamente, quem dera fosse tão simples…são 9 possíveis notas pra se ter idéia).

Algumas outras tarefas: análise de imagens (qualidade e relevância para o contexto), análise de thumbnails de vídeos, análise de comentários do Youtube, resultados do Google Mapas, análise do recurso de auto-completar nas buscas Google…

 

Quem pode trabalhar no projeto Yukon?

Simplificando: quem passar na prova. Você terá 7 dias pra estudar um material com 160 páginas e fazer as 3 etapas da prova. Lembrando que é tudo em Inglês. Veja mais abaixo as dicas para passar na prova do Yukon, mas já adianto que a 3ª parte, a parte prática, tem que ter mais que 80% de acerto…uma tarefa quase impossível para quem não possui fluência em Inglês.

O Inglês fluente é fundamental para o trabalho no projeto Yukon, pois mesmo que por algum milagre você passe nas 3 etapas da prova, novas tarefas são adicionadas frequentemente, e você terá que entender e aprender a realizar a tarefa no ato, com o relógio contando os minutos.

Eles são bem rigorosos quanto a qualidade do desempenho dos avaliadores, e no fim de cada mês, recebemos uma avaliação minuciosa em que muitas vezes temos que explicar o motivo de uma nota dada. De acordo com essa avaliação, os avaliadores poderão sofrer uma restrição de horas e no caso de reincidência ou má qualidade do trabalho, serão expulsos definitivamente do projeto.

Se você quiser trabalhar para a Appen e tentar este ou outros projetos, CLIQUE AQUI e inscreva-se.

Caso você não tenha inglês fluente, mas tenha inglês de nível básico ao intermediário, veja o artigo “Como trabalhar para o Facebook“.

Dicas para passar na prova do Yukon

Após se qualificar ao projeto, e ter o perfil aceito para participar dele, você receberá um e-mail com as instruções e com as Guidelines – um material de 160 páginas para estudar. Você terá 7 dias para estudar e realizar as 3 etapas da prova.

A primeira etapa é teórica, de múltipla escolha e abrange toda a matéria. Você pode (e deve!) ter as Guidelines abertas pra realizar essa etapa. É mais uma prova de interpretação de texto. Nível de dificuldade: fácil. Tempo médio que demora pra fazer a prova: 1 hora.

Quando aparecer “No tasks are available. Please try again later” significa que acabou a etapa. É só aguardar a resposta por e-mail, e se qualificado, irá receber as instruções para a próxima etapa.

A segunda etapa é de Page Quality (primeira metade das Guidelines). Page Quality (qualidade da página) é um assunto de menor complexidade, pois se você aprende as características do que eles consideram uma página de qualidade, fica fácil fazer o trabalho. Não é necessária nenhuma interpretação, ou a página vai ter ou não vai ter os requisitos esperados. Você irá classificar os sites principalmente de acordo com a EAT (experiência, autoridade e confiança), com notas de 1 a 5, sendo 1 os de pior qualidade e 5 os de maior qualidade, de acordo com as instruções das Guidelines. Nível de dificuldade: intermediário. Tempo médio que demora pra fazer a prova: 2 horas.

PS: Não se esqueça de escrever os comentários, conforme as instruções.

A terceira etapa é de Needs Met e são tarefas práticas de como será (parte) do trabalho. (segunda metade das Guidelines). Needs Met (do inglês, “necessidades alcançadas”) é um assunto mais subjetivo, onde após estudar e entender as Guidelines, você terá que “pensar como o usuário” e analisar qual o nível de satisfação que aqueles resultados trazem a determinada busca. É uma prova longa e cansativa, com baixo índice de aprovação. São 7 tarefas longas e cansativas pra você avaliar. Nível de dificuldade: difícil. Tempo médio que demora pra fazer a prova: 3 a 4 horas.

Na grande maioria das vezes, a Appen concede uma segunda chance para fazer as provas. Raramente, concede uma 3ª chance.

Apesar de parecer muito tempo, 7 dias pode ser pouco se você não se organizar. Eu fui reprovado na terceira etapa, e atribuí essa falha à falta de organização para estudos e realização das provas. Eu estudei nos 4 primeiros dias, e fiz as 3 etapas nos 3 dias seguintes. As provas são bastante cansativas, principalmente a 3ª etapa, e fiz essa etapa quase acabando meu prazo de 7 dias, o que adicionou uma pressão extra para terminar rápido.

De qualquer forma, sugiro que foque totalmente em passar na prova durante esses 7 dias. Evite sair muito ou perder madrugadas em baladas ou bares, pois além do tempo perdido, é bem provável que seu rendimento e atenção piorem no dia seguinte.

Sugestão de Cronograma de estudos e realização das provas:

Dia 1: Estudo das Guidelines. O ideal é que consiga ler as 160 páginas neste dia. Aproveite um momento de descanso desse dia e faça o setup do seu smartphone, conforme orientado pela appen, pois você precisará disso pra fazer a 3ª etapa da prova. Eu deixei para o dia da terceira prova, e poderia ter ido tudo abaixo se algo tivesse dado errado. Se você ajeitar isso no 1º dia, você terá prazo para consertar ou pedir suporte pra Appen caso necessário.

Dia 2: Faça a 1ª etapa da prova. Leia bem cada questão e cuidado com as “pegadinhas”. Eles fazem para garantir que você realmente entendeu os conceitos. Faça a prova consultando sempre as Guidelines.

Dia 3: Volte a estudar as Guidelines. Estude bem a primeira metade referente a Page Quality, que é a matéria da próxima etapa. Faça um rascunho com os principais conceitos.

Dia 4: Faça a 2ª etapa da prova. Use o rascunho e mantenha as Guidelines abertas.

Dia 5: Estude a segunda metade das Guidelines, referente a Needs Met. O rascunho novamente é recomendado, no meu caso, me ajudou muito.

Dia 6 e 7: Faça a 3ª etapa no dia 6 ou 7, dependendo da sua disponibilidade de horas e da segurança em que você está da matéria. No dia 6, você poderá fazer de forma calma, sem se preocupar com prazo. Se for fazer dia 7, só não deixe pras últimas horas, pois a pressão do tempo pode atrapalhar seu resultado. Como sempre, mantenha as Guidelines abertas e consulte quando necessário.

DICA IMPORTANTE:

Na classificação, tanto de Page Quality quanto de Needs Met, existem classificações intermediárias. Evite essas notas intermediárias. Matematicamente, você terá mais chances de acertar as respostas. Fica difícil explicar sem poder falar detalhes sobre o trabalho e a classificação (não posso de acordo com o contrato de sigilo que assinei), mas confie em mim…isso foi constatado após alguns meses de trabalho e após as avaliações que eles fizeram na qualidade do trabalho, e desde então minha quantidade de acertos aumentou muito.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Não deixe tarefas incompletas por mais de 1 hora, ou elas irão expirar e você automaticamente será reprovado. Caso queira descansar, faça-o entre as tarefas. Pressione o botão “Submit and stop rating” após o fim da tarefa, e recomece depois na seguinte.
  • Para classificar PAGE QUALITY e NEEDS MET, observe sempre a página em questão, e não o website. Há websites ruins com páginas boas, e websites bons com páginas ruins.
  • Ao classificar um site YMYL (Your money your life – Seu dinheiro, sua vida – sites que podem afetar diretamente sua vida, seu dinheiro, sua saúde etc) seja mais rigoroso. Exemplo: A página “Sobre Nós” de um site de receitas culinárias não tem o mesmo peso, em importância, do que esta mesma página de uma instituição financeira, loja virtual ou site com dicas de saúde.
  • Eles são criteriosos com a qualidade do trabalho, portanto, pra passar nas provas eles também são. Você precisa acertar mais de 80% das questões em cada uma das etapas.
  • Considere sempre a localização do usuário para classificar os resultados de Needs Met. Na busca “restaurante” ou “posto de gasolina” por exemplo, muito provavelmente o usuário busca um resultado próximo a ele, e esses estabelecimentos de outras cidades não irão atender a sua necessidade.
  • Para poder receber os pagamentos, você precisará criar uma conta na Payoneer (acesse este link e ganhe bônus de USD $ 25*)

*Este bônus será creditado após acumular USD $ 1000 em pagamentos recebidos.

9 Comentários


    1. Olá Camila! Me desculpe a demora…não havia visto seu comentário (tava no meio de um monte de SPAM que recebo quase diariamente).

      De qualquer forma, atualizei o post com algumas dicas pra passar na prova, que provavelmente não são úteis mais pra você, mas podem ser úteis para outras pessoas.

      Um abraço!

      Responder

  1. Olá

    Eu fui classificado para esse projeto na Appen, mas no centro de aprendizagem de qualificação eu não encontrei nada a respeito dos prazos do projeto ou a disponibilização da primeira prova. Tem alguma coisa errada? Ou eles disponibilizam com o tempo ?

    Responder

    1. Olá! Eu fiz a prova em 2017 e não sei se mudou. Mas antes todas as instruções chegavam por e-mail. Como todos os projetos, vc se qualifica e espera, e um tempo depois (que pode variar bastante) chega um e-mail com as instruções para fazer a prova e com as Guidelines.

      Responder

  2. Olá! É possível trabalhar em dois projetos simultaneamente pela Appen?

    Responder

    1. Olá Lorenna!
      Sim é possível. Você pode se cadastrar em quantos e quaisquer projetos disponíveis, desde que cumpra os requisitos de cada projeto.
      Alguns projetos são conflitantes, mas se você estiver em algum projeto, os conflitantes não estarão disponíveis pra você.

      Responder

      1. Obrigada pelas informações! Você lembra quanto tempo demorou para receber o resultado depois da primeira etapa do exame?

        Responder

        1. Não sei se mudou, pois fiz as provas em 2017, mas na minha época a resposta da 1a e 2a etapa vieram imediatamente. A 3a etapa demorou algumas horas…disponha!

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *