O mito da estrutura de Marketing Digital

estrutura de marketing digital

Um dos maiores mitos que se criou no Marketing Digital é de que é preciso ter uma “estrutura” para que se possa alcançar o sucesso online.

Já adquiri cursos online e vi muitos “gurus” que batem nessa tecla, como se fosse algo necessário, fundamental.

O Fórmula Negócio Online e o Método TGR, que são pra mim os 2 melhores cursos de marketing de afiliados, ensinam a montar a estrutura completa, mas pecam por não deixar claro que não é fundamental, e que devemos levar em conta nossas capacidades e habilidades.

A boa notícia é que você ABSOLUTAMENTE NÃO precisa ter uma estrutura completa para ter sucesso no marketing digital.

Estou há 15 anos no marketing digital, e só comecei a ouvir o quão “fundamental” é de se ter uma estrutura, de uns 2 anos pra cá.

Vai falar que é fundamental pra quem ganha muito dinheiro somente com 1 site (sem capturar leads) ou somente com 1 Instagram, somente com um canal do Youtube ou até com somente uma conta no Twitter. Eu conheço vários exemplos de cada.

Uma estrutura serve para maximizar os ganhos, para quando você já tiver o know-how ou pra quando valer a pena pagar alguém pra fazer pra você.

Já dei consultoria pra pessoas que estavam estagnados no marketing digital porque não sabiam fazer site, ou não queria/sabia gravar vídeos, ou não tinha aprendido como criar um funil de vendas, mas que deslancharam após focar em um único canal de comunicação ao qual tinham familiaridade e facilidade em gerar valor.

Foca no que você gosta e sabe fazer HOJE, de forma constante e bem feita, gerando o máximo de valor possível.

Se você sabe somente fazer uma página no Facebook por exemplo, faça uma incrível, gere bastante valor, e pense no resto da estrutura quando você já estiver grande, para maximizar seus ganhos.

A minha experiência pessoal

Eu mesmo atuo de forma diferente em cada nicho que trabalho.

Minha “galinha de ovos de ouro” é apenas um site, sem capturar leads, sem landing pages, funil de vendas e obviamente, nenhuma automação, seja de bots ou e-mail marketing. O site tá lá, paradinho na primeira página do Google, com conteúdo de valor e recomendando um produto que me gera comissões.

Trabalho com um outro nicho onde tenho apenas uma página no Facebook. Conteúdo fácil de gerar e altamente compartilhável. Cresce organicamente que é uma beleza. E no meio desse conteúdo, recomendo um produto útil para aquele público e me gera comissões.

No nicho adulto, atuo apenas com Twitter + website. Novamente, sem automação nenhum, sem landing pages ou captura de leads.

Obviamente, para alguns nichos, tenho uma estrutura maior, mas só criei essa estrutura depois de um tempo, depois de já estar ganhando dinheiro, para maximizar meus ganhos.

O exemplo das autoridades

Pense nas autoridades que você conhece.

Muitos provavelmente tem a “estrutura completa”, mas porque já são grandes e podem pagar pessoas pra fazer por eles, enquanto eles focam no que são bons, que é gerar conteúdo.

Você já visitou a Página do Facebook do Felipe Neto? Ou Instagram? Já visitou o site e colocou seu e-mail pra receber atualizações? Pouco provável. Ele foca no Youtube.

A Pugliese foca no Instagram. Já viu o Youtube dela? Página no Facebook? Site com landing page com automação de e-mail marketing?

Pense nas autoridades de todos os nichos q você conhece…verá que cada um foca em um canal de comunicação. Qual? O que cada um consegue melhor produzir conteúdo e gerar mais valor pro seu público!

Poucas são as autoridades que tem uma estrutura completa de marketing digital. Elas focam no que realmente importa, e no que fazem bem feito, para gerar os melhores resultados.

Imagina se o Whinderson, antes de criar seu canal do Youtube, que o tornou milionário, tivesse pesquisado online e tivesse lido que para ter sucesso na internet é necessário ter uma estrutura. Provavelmente, ele estaria até hoje lutando pra aprender a criar sites, formulários, landing pages, lutando pra criar uma sequência de e-mails, etc.

O fator tempo e o fator habilidade

Tem gente que luta por meses, tentando montar essa tal estrutura, mas não sabe que se uma das “pernas” for ruim, vai atrapalhar mais que ajudar.

Vamos supor que você é ótimo com página do Facebook e Instagram, mas péssimo com sites e tímido pra gravar vídeos pra Youtube. Você vai gastar muito tempo pra conseguir fazer um site ruim e vídeos ruins que provavelmente irão “queimar seu filme”, enquanto se usasse esse tempo no que você é bom, teria produzido muito mais conteúdo de valor, que é o que realmente importa.

Gaste seu tempo fazendo o que você gosta e já sabe fazer, pois isso você irá fazer bem feito.

É melhor ter só um site com bom conteúdo, por exemplo, do que um site com pouco conteúdo, ou conteúdo ruim, porque você gastou meses pra aprender e para colocar pra rodar um formulário mal feito e uma sequência de e-mails que não gera valor nenhum.

Sem contar que pra quem está começando, você ainda nem conseguiu medir se você é bom no que faz e no que precisa melhorar.

Uma vez uma garota me procurou querendo saber porque ela não tinha sucesso no marketing digital. Ela tinha site wordpress com captura de leads, sequência de e-mails, canal no youtube, alimentava a página de facebook, o instagram e o twitter.

A base da estrutura dela era o site, e tive que ser muito cuidadoso pra falar com ela, pois ela escrevia muito mal! Não só erros grotescos de português, mas não havia fluidez em sua escrita. Eu não conseguia ler seus artigos e não conseguia entender nada do que ela estava falando! Frases mal formadas e ela ia de uma assunto pra outro, e voltava pra assunto anterior de repente…uma bagunça!

Essa garota havia gastado mais de um ano pra criar essa estrutura, e não tinha resultado nenhum. (talvez uma ou outra venda ocasionalmente, de pessoas que também não sabiam português ou que não precisavam que fosse gerada muita autoridade para convencê-las).

Os vídeos dela também eram péssimos. Mal gravados, erros de português, sem roteiro…eram vídeos sem pé nem cabeça, que não ajudavam ninguém!

Hoje ela está crescendo muito no marketing digital. Como? Imagens! Ela continua com o site, mas só pra gerar autoridade, mas o foco dela é Instagram e Facebook. Ela usa aplicativos de celular para criar as imagens dela e atrair o público-alvo, e sugere produtos pra esse público de tempos em tempos.

Ela aprendeu, no começo, que deveria ter uma estrutura, e não focou no que ela tinha habilidade e facilidade. Perdeu mais de um ano e uma quantidade razoável de dinheiro até achar seu lugar.

Não queira “abraçar o mundo“. Todos nós somos melhores em algumas coisas e piores em outras. Acho muito injusto, por exemplo, falar pra alguém tímido que não teria a menor habilidade pra ser atrativo em vídeos, que é preciso mostrar a cara e gravar vídeos pra ter sucesso online. Conheço muito mais gente que não mostra, do que os que mostram.

Resumindo: Gaste seu tempo e energia com o que você já sabe, ou pode aprender facilmente a fazer. Faça o básico da melhor forma que você conseguir. Se você for bom, e conseguir gerar valor, e crescer como autoridade…aí você começa a se preocupar em como crescer mais ainda através da tal “estrutura”.

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