Os 7 Maiores Erros dos Afiliados Iniciantes

erros dos afiliados iniciantes

Quando uma pessoa entra para o marketing de afiliados, não entende direito como funciona essas “vendas pela internet”, o que é completamente normal.

Já cometi vários desses erros e não quero que você que está começando também os faça. Por isso listei os 7 principais erros que os afiliados iniciantes cometem.

Erro #1- Nicho errado

A escolha do nicho certo pra mim é o primeiro passo e o mais importante para um afiliado em início de carreira.

Muitas vezes o afiliado iniciante “ouviu dizer” que um nicho é mais lucrativo ou fácil de vender. Ou viu que “fulano” está tendo um resultado muito bom. É um grande erro pois quem tem facilidade em um nicho pode não ter em outro.

Por exemplo: Se você nunca foi gordinho e nunca sofreu para emagrecer, fica bem difícil de saber comunicar e vender no nicho de emagrecimento.

Já escrevi sobre isso no artigo “Como escolher o nicho ideal“. Sugiro a leitura caso esteja com dificuldade na escolha do nicho.

Erro # 2- Escolher vários nichos

Muitas vezes o afiliado iniciante começa a ter resultado em um nicho, e em vez de trabalhar e aprimorar naquele nicho, tenta replicar em outro nicho, tentando ter o mesmo resultado. O mesmo resultado quase nunca vem.

Saiba que é muito raro um afiliado ter sucesso em mais de um nicho. Quanto mais nichos você tiver, mais difícil a chance de se destacar em cada um deles.

Os mercados mudam, o público muda. A forma de se comunicar muda, as dores/desejos mudam. Exige uma certa experiência em entendimento de marketing pra poder trabalhar em mais de um nicho, com sucesso.

Escolha um nicho, e siga trabalhando firme nele. Você saberá o momento de partir para um novo nicho (geralmente, por oportunidade ou por uma boa relação custo/benefício…onde você com pouco esforço poderá começar uma nova estrutura seguindo os passos de seu próprio sucesso).

Erro # 3- Não ter uma estratégia

Dois barcos saem da Austrália em direção ao Brasil. O barco “x” não planejou sua viagem, tempo por trecho, mantimentos pra tripulação etc, enquanto o barco “y” fez um planejamento dia após dia, organizou o limite de comida por tripulante, as paradas e prazos etc. Qual dos dois barcos tem mais chance de chegar ao Brasil? Qual tem a chance de chegar mais rápido?

Saindo dos barcos e indo pro mundo digital…

Qual a estratégia? Vai fazer um blog? Vídeo pro Youtube? Alimentar o Instagram? Página no Facebook? Com qual frequência ?

Essa são algumas das perguntas que o afiliado deve se perguntar.

Quanto mais detalhado o planejamento, melhor, e mais chance você terá de chegar no resultado almejado.

Sugiro escolher a estratégia baseada em suas habilidades presentes e focar nelas. Caso não tenha habilidade com vídeos ainda, por exemplo, não deixe de fazer por causa disso…não faça os vídeos! Concentre-se naquilo que você já sabe fazer e faça!

Lembre-se sempre: FEITO É MELHOR DO QUE PERFEITO!

Erro # 4- SPAM

Esse talvez é o erro mais comum e mais facilmente detectável, já que fica visível a todos…

O afiliado iniciante geralmente não entende como funciona as vendas pela internet, e acha que se espalhar links aleatoriamente por aí vai conseguir vender. Algumas vendas pode até fazer…mas o objetivo não é esse. O objetivo é vender de forma consistente, todos os dias.

Quando você ver algum afiliado reclamando que está tendo muitos cliques e nenhuma venda…pode desconfiar do SPAM.

Se você está cometendo esse erro, sugiro primeiramente que pare de fazer SPAM, pois é extremamente irritante alguém pedir ajuda com algo, e em vez de ajudar, a pessoa vai lá e coloca um link pra um outro produto. Saiba que o mercado de afiliados funciona exatamente ao contrário disso: você deve apresentar soluções para as dores/desejos/necessidades das pessoas, tentando realmente ajudar, indicando produtos que você conhece/confia/recomenda.

Erro #5- Desistir rápido

Já vi diversas vezes em grupos de afiliados no Facebook, pessoas reclamando que “já estão 1 semana tentando vender e nada!”. Fala sério…antes fosse fácil assim…

Um médico estuda no mínimo 8 anos para exercer sua profissão. Um administrador, fisioterapeuta, nutricionista etc estudam 4 anos pra estarem aptos a trabalharem e ganhar dinheiro. Você acha mesmo que com poucos dias você estará pronto pra ser um mestre das vendas pela internet?

É necessário muito estudo, muitos testes, muito aprendizado e experiências pra poder estar em uma posição de vender constantemente pela internet.

Tenho um conhecido que demorou mais de 8 meses pra realizar a primeira venda, e 2 anos depois passou a vender cerca de R$ 2 mil por dia como afiliado. E se ele tivesse desistido?

Se é esse o trabalho que você quer e ama fazer: Não desista! Agradeça aos erros e pedras no caminho, que irão te ajudar a se transformar na pessoa e no profissional em que deseja se tornar.

Erro #6- Pensar só na venda/Copy ruim

Essa é clássica. Tem muito afiliado iniciante que acha que as pessoas são bobas.

A primeira coisa que o afiliado tem que fazer quando acabar de escrever um anúncio é: “Eu compraria isso?”

Vejo muita copy ruim, mas ruim mesmo. Os afiliados ouvem falar de Gatilhos Mentais, por exemplo, e fazem um anúncio só com gatilhos. Ou usam frases e expressões que deixam claro que o objetivo é vender.

Aprenda sobre “vender sem vender” e sobre o gatilho da Reciprocidade. É preciso entregar algo antes de querer pedir.

Você compraria algo de alguém que nunca viu? Bem difícil… E de alguém que te mostrou várias ferramentas bacanas, que deu dicas que te ajudam no dia a dia e que você segue e acompanha por um tempo? Bem mais provável certo? Pense nisso.

Não seja um vendedor chato, e nem o vendedor óbvio com frases prontas que são obviamente pra tentar vender…isso é um “tiro no pé”.

erros afiliados

Erro #7- Querer tudo de graça

Esse é um erro que eu sempre vejo.

Afiliados que deixam de gastar R$ 40,00 por ano com domínio e querem um domínio grátis para seu blog.

Querem economizar alguns reais com hospedagem, e procuram por hospedagem grátis, que é muito ruim e arriscada por sinal.

Querem aprender tudo de graça porque não querem investir em treinamentos.

Essas e outras atitudes pra mim desperdiçam o que temos de mais valioso: o TEMPO!

Você não vai ter sucesso com um blog .tk hospedado em um host gratuito. O tempo que você vai gastar procurando as informações certas e de maneira desordenada vai fazer com que você demore muito tempo pra estar pronto para ter sucesso online.

Caso você queira mesmo desfrutar da carreira de vendas online, você deve tratar como um negócio. E é um ótimo negócio por sinal! Os preços de treinamentos e investimentos pra montar um negócio online nem se comparam aos preços do “mundo real”.

Por exemplo, pra comprar um carrinho de cachorro quente pra trabalhar na rua, arriscando-se faça sol ou faça chuva, é muito mais caro do que comprar um bom curso e montar sua estrutura, o que te deixará apto a vender pela internet. (Veja qual eu considero o melhor curso para afiliados)

Os custos de um negócio online são infinitamente menores que os custos de um negócio físico. Aluguel, funcionários, impostos pesados, água, luz, telefone, publicidade… e você quer começar um negócio lucrativo na internet a troco de nada? Boa sorte! Você vai precisar.

 

E aí? Já cometeu algum desses erros ou pensou em algum outro erro que eu não coloquei na lista? Comente abaixo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *