A Melhor Dica de SEO Para Iniciantes

SEO iniciantes

Para você que está querendo aprender SEO ou está dando seu primeiros passos, serei curto e objetivo quanto a qual a melhor técnica de SEO para iniciantes:

Esqueça SEO !!! Preocupe-se com a experiência do usuário e em criar um conteúdo de qualidade, que irá realmente ajudar seus visitantes!

#prontofalei! Pode parecer estranho que a melhor dica de SEO para iniciantes que eu possa dar seja “Esqueça SEO”, mas é a verdade!

Primeiro você deve focar em entregar valor, em produzir um conteúdo que de fato irá ajudar o visitante, e posteriormente você deve se preocupar em técnicas de SEO para melhorar os conteúdos mais bem posicionados.

O Google, desde muitos anos atrás, vem ajustando seu algoritmo para dar mais relevância a fatores que indicam a qualidade da experiência do usuário. Afinal, é isso que realmente importa nos critérios de rankeamento: responder corretamente a pesquisa feita pelo usuário.

Se o usuário entra no site e sai em poucos segundos, algo não está certo. Da mesma forma, se lê parte do conteúdo mas sai e refaz a mesma busca, é um sinal de que o usuário não teve sua dúvida/demanda respondida.

Todo o comportamento do usuário no site é monitorado pelo Google, e isso influencia no rankeamento.

POR QUE É A MELHOR DICA DE SEO PARA INICIANTES?

seo para iniciantes

Porque você estará perdendo tempo de fazer o que realmente importa. Entregue seu conteúdo da melhor forma possível, e daqui a algum tempo, quando aprender algumas técnicas básicas de SEO, utilize-as nas páginas certas.

Você deve estar se perguntando: “mas quais são as páginas certas pra aplicar as técnicas de SEO?” e eu te respondo: primeiramente, as que tem mais chance de alcançar um bom posicionamento.

Não são todos os artigos que serão bem posicionados, por diversos fatores, ainda mais para quem está começando.

Na prática: digamos que seu blog tem 20 artigos. 18 artigos nem aparecem nas 3 primeiras páginas da palavra-chave almejada, e 2 artigos estão nas primeiras posições da 2ª página. Não adianta você perder tempo e neurônios com os 18 artigos, pois não vale a pena lutar por posições na 2ª ou 3ª página de resultados do Google. (Existe uma célebre frase no mundo do SEO, de autor desconhecido: “o melhor lugar para se esconder um corpo é na segunda página do Google”). Já com os 2 artigos, uma pequena melhora no SEO já te levará para a primeira página, o que irá de fato trazer mais visitantes para o site.

Vamos voltar a antes de 2011, quando o Google lançou a atualização do algoritmo chamada Panda.

Técnicas de SEO como “keyword Stuffing” (que hoje é considerada Black Hat) funcionavam muito bem! O usuário entrava em um site e não tinha sua dúvida respondida, mas a página continha em seu texto uma enorme densidade da palavra-chave. (as vezes no próprio texto, as vezes escondida no fim do layout, com cor de texto da mesma cor do fundo do site, para não aparecer para o usuário mas para aparecer aos olhos do algoritmo do Google). Diversos sites rankeavam nas primeiras posições, e o conteúdo não ajudava em nada os visitantes.

Acontece que o objetivo principal do Google é entregar o que o usuário quer. As atualizações do algoritmo cada vez mais dão mais relevância a fatores que indicam que aquele site satisfaz a maioria dos usuários. E qual a forma mais fácil de prender a atenção do leitor e satisfazer sua necessidade com uma determinada busca? Um bom conteúdo!

Já vi dezenas de vezes, blogueiros iniciantes em fóruns ou grupos, preocupados com fatores de SEO avançados, e perdendo muito tempo pra aprender algo que iria mudar minimamente seus resultados perante o Google, e o pior, que esse tempo poderia estar sendo gasto com o que realmente importa, que é produzir conteúdo. Algumas vezes inclusive, me propus a ajudar, e por incrível que pareça, descobri que nem conteúdo direito eles tinham no blog. Diziam que “estavam aprendendo antes de colocar em prática”. Um grande erro de planejamento e estratégia.

Portanto: Se você é um iniciante em SEO, a melhor dica que posso dar é que não se preocupe tanto com SEO. Preocupe-se em produzir conteúdo de valor para seus usuários. Quando já estiver com bastante conteúdo e bem posicionado, aí sim tente descobrir quais as técnicas de SEO pode usar para tentar subir algumas posições no Google.

Essa é a que considero a melhor dica de SEO para iniciantes.

Mas e depois? E quando você já estiver com vários artigos e com algumas boas posições? Aí sim vale a pena estudar e aplicar melhorias de SEO. Para isso, em breve escreverei um Guia Básico de SEO, com os fundamentos e principais ações para um bom SEO.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *